terça-feira, 24 de abril de 2012

Sorrento: a cidade onde mora a felicidade

Se me perguntassem onde eu acho que a felicidade mor,a não teria dúvidas de responder que é em Sorrento. Sorrento é uma pequena cidade ao sul de Nápoles e que dá entrada à costa amalfitana e à conhecida Ilha de Capri. Não sei se é a vista, o calçadão, as lojas, a vida turística, os simpáticos habitantes, as ruas floridas ou o mar desfiladeiro abaixo, mas fato é que em Sorrento eu fui feliz - e posso d
izer o mesmo dos rostos que lá encontrei. Não se vai a Sorrento para ficar em Sorrento, mas para, a partir de lá, visitar outras cidades. Mas, voltando de seus respectivos destinos, os turistas lá se encontram no fim da tarde, nas poucas quadras de comércio que existem à beira do penhasco que leva ao mar. E ali se jantam deliciosos frutos do mar, peixes e massas, ou se toma um sorvete, sentado à calçada ou caminhando pelo calçadão em ritmo de vai e vem (um verdadeiro lugar para ver e ser visto). O hotel que ficamos em Sorrento era muito perto da agitação, o que fez o passeio ser ainda mais gostoso. E, de frente ao hotel Gardenia, estava a tratoria Ritrovare, de uma família local e chefiada pelo cheff de cozinha Francesco. Em apenas 4 mesas, os donos ajeitam todos os visitantes, compartilhando as mesas, os lugares e as conversas e oferecendo o que tem de mais fresco e disponível no balcão (quem quer lasanha de melanzana? e ravioli de ricota?). E foi lá que passamos as 3 noites em que ficamos na cidade até, no último dia, nos sentirmos parte da família do restaurante. Foi lá que comi a melhor massa de tutta la mia vita: penni com zucchini e camarões. Foi lá que o Chico se tornou o centro das atenções e comeu muita batata frita e delicioso pão italiano. Foi lá, em Sorrento, entre os calçadões, o desfiladeiro, o Ritrovare e o Gardenia que eu fui feliz. Outras dicas de Sorento: tomar sorvete na sorveteria que o papa já visitou (é maravilhoso!), comprar porcelanas típicas da região ou outros souvenirs (são bem mais baratos que nos demais destinos), caminhar pelas escadarias com destino ao mar e à estação de barcos para Capri

Nenhum comentário:

Postar um comentário