terça-feira, 24 de abril de 2012

Restos Gregos no Império Romano: Paestum

Paestum é uma cidade fundada em 600 a.c. pelos gregos em homenagem a Poseidon. Patrimônio histórico da humanidade, tem os três tempos considerados os mais preservados e completos da grécia antiga no mundo: Templo de Hera (540 a.C.), o Templo de Atena (500 a.C), o Templo de Poseidone, além de diversos edifícios gregos da época romana e de uma necrópolis. Conhecer ruínas de uma cidade grega muito preservadas em plena Itália é indescritível. Pode-se chegar em Paestum pelas auto-estradas ou pelas estradas vicinais, como a que continua da Costa Amalfitana. Fizemos este caminho e a estrada em si já valeu o passeio. Em poucos kilometros vemos uma geografia completamente diferente, com vastos campos, típicos da calábria: oliveiras, montanhas distantes, diversas plantações e regiões quase inabitadas. Ao chegar à cidade de Paestum somos rapidamente surpreendidos pela visão dos templos e suas colunas, tão discrepantes com o restante da paisagem da região.
Paestum era uma cidade habitada, onde havia casas, comércio e templos e pode-se andar por toda a cidade tropeçando em restos de uma antiga civilização. Além dos templos quase intactos, encontramos, em alguns cantos, muros ou construções mais inteiras.
Mas em outras partes da cidade há apenas grama com um ou outro tijolo, pouco aparentes, denunciando a vida que ali existiu há tanto tempo.
É um passeio curto, de pouco mais de uma hora, mas que revela uma emoção incrível de transitarmos entre outros restos, dissolvidos pelas guerras e pela peste, e que mostram que o que resta de uma civilização é apenas sua admiração a algum deus e o poder da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário