terça-feira, 24 de abril de 2012

Nas Estradas, Encostas e Entranhas: Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana é um dos destinos mais procurados da Itália por suas belezas naturais, pelo clima favorável para os verões e pela badalação da época de férias. A região é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, inclusive. Mas visitar a costa fora da alta estação também tem suas vantagens - embora para uma brasileira certamente curtir a praia no frio não seja a melhor escolha. A costa é formada por diversas cidadezinhas (chamadas de Paeses), a maioria sobre a encosta, ligadas por uma linda estrada que dá a visão de toda a costa entrecortada pelas escarpas. Como a estrada fica no alto e a costa e cheia de "entranhas", a cada nova curva tem-se uma nova e linda visão. E só percorrer essa estrada já vale todo o passeio!
Além disso, cada um dos paeses tem suas próprias belezas, com destaque especial para Positano, Amalfi e Vieste. Para fazer esse passeio, saímos cedo da nossa base em Sorrento e percorremos de carro a estrada, ao longo de todo o dia, parando nas cidades acima para visitar, comer ou tirar fotos. A estrada tem muitas curvas e pode não ser muito apropriado para um bebê (o meu reclamou por ficar tanto tempo dentro do carro). Além disso, as cidades, assim como a estrada, tem trechos de apenas uma faixa e, considerando a falta de noção dos motoristas da região (já comentada em outros posts), 'as vezes as ruas e estrada ficam paradas para alguém embarcar, desembarcar, estacionar, descer para comprar alguma coisa, etc. Enfim, o fluxo pode ser demorado e, dizem, no verão isso fica quase insuportável. Assim, uma boa estratégia é deixar o carro nos estacionamentos da entrada dos paeses e andar a pé por eles. Caso essa seja a opção, o risco é ter que andar demais, especialmente porque os paeses são nas montanhas, cheios de subidas e descidas. O carrinho de bebê foi imprescindível nesse caso, assim como a gentileza de meu pai que foi buscar o carro para nos pegar, depois de termos descido toda a cidade de Positano.
Outra dica para este passeio é andar um pouco mais e procurar descanso (e comida) nos paeses mais vazios, ao final da costa, onde o estacionamento e a locomoção ficam mais fáceis e as filas bem menores. Também vale muito a pena aproveitar as paradas que existem ao longo da estrada para tirar fotos. Em cada curva temos a impressão de estar em um novo lugar, todos de beleza incomparável. E, por fim, para conseguir curtir mais as belezas da estrada e da região sem grandes irritações, vale considerar uma visita fora da alta estação (mesmo que você acabe visitando a praia de gorrinho, casaco e luva, como foi no nosso caso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário