quarta-feira, 1 de maio de 2013

Receitas de Bruschettas Deliciosas


As receitas abaixo são do Arilson Favareto e são rápidas e deliciosas!!

A rigor não existe "receita de bruschetta", porque elas nada mais são do que um sanduíche aberto. A lógica é tacar no pão o que se tem vontade, do jeito que se tem vontade. O "meu jeito" de fazer é o seguinte. 

Bruschetta de tomate e manjericão

Coloque numa chapa ou no forno algumas fatias de pão italiano com 1 cm de espessura aproximadamente. Quando começar a tostar, vire e deixe ficar tostado do outro lado também. Quando estiver no ponto (não deixe as fatias ficarem muito secas - o ideal é ficar com as bordas tostadinhas e o miolo não muito seco), tire, esfreque um dente de alho dos dois lados. Ponha uma pitadinha de sal e um fiozinho de azeite. 

Enquanto isso aqueça numa frigideira um fio generoso de azeite e, junto, dois a três dentes de alho picados bem miudinho. Não ponha o alho no azeite muito quente porque pode tostar e a ideia não é essa. Quando o alho começar a dourar (bem no comecinho), junte quatro tomates picados em cubinhos. Acerte o sal e a pimenta, regue com mais um fio de azeite. Deixe aquecer e tire do fogo. Não deixe muito tempo no fogo para que não comece a soltar a água e começa a virar molho ao sugo. É apenas o tempo de aquecer. 

Despeje porções do tomate sobre as fatias de pão. Rasgue algumas folhas de manjericão por cima. Regue com mais um fio de azeite e está pronto.

Bruschetta de gorgonzola e pera


Amasse com um garfo pedaços de um bom queijo gorgonzola, regando com azeite até ficar pastoso. Acrescente um a dois dentes de alho picados bem miduinho. Se quiser adicione um pouco se sal e pimenta. Misture tudo muito bem. A quantidade de azeite e de gorgonzola depende do seu gosto. Prove até ficar no seu ponto.

Pegue algumas fatias de um bom pão italiano com mais ou menos 1 cm de espessura. Esfregue um dente de alho dos dois lados. Tempere com uma pitadinha de sal. Passe a pasta feita com a gorgonzola e o azeite, em porções generosas. Coloque por cima uma fatia fina (mas não finíssima) de pera. Leve ao forno. Quando estiver dourado (por baixo e por cima), retire e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário